terça-feira, 14 de outubro de 2008

A música e o ensino de Geografia


A Geografia por muito tempo foi considerada um saber inútil, desimportante. Calcados no pressuposto que o ensino, de modo geral, e a Geografia, de maneira particular auxiliam na transformação do homem, conduzindo-o no processo de construção social(sobretudo no que tange à relação espaço vivido e espaço construído) é que destaca-se ofazer do homem como sendo o “fazer Geografia”. Assim, Geografia é tudo o que o homem faz. A música como fruto do fazer humano também traz mensagens que ocupam o saber geográfico.




Desta maneira a música pode ser utilizada nas aulas de Geografia como uma alternativa metodológica,rompendo com a sisudez e o formalismo na escola. O uso da música em sala invoca outros aspectos que fogem às práticas pedagógicas tradicionais, que são a ludicidade, a alegria e o prazer.


A escola, nesta proposta metodológica, torna-se mais alegre. Aluno e professor sentem prazer em aprender e ensinar e o dia-a-dia vê-se evidenciado nos conteúdos curriculares. Verifica-se, por fim, que o uso da música nas aulas de Geografia remete o aluno a uma postura crítica que culmina com a formação do cidadão pleno.


Nenhum comentário: